quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

"O Sagrado Coração do Ceará", com curadoria de Gilmar de Carvalho e Dodora Guimarães, em exposição até 19 de março de 2013.

Gilmar de Carvalho, um dos fundadores do LEO.


A religiosidade no Brasil é tão diversificada quanto seu povo. Vindo de vários lugares do mundo, cada um trouxe, consigo, a cultura e as crenças que costumava praticar em seu lugar de origem. No Nordeste, onde certas peculiaridades religiosas prevaleceram sobre outras, a religiosidade do povo parece mais intensa do que em outras regiões. Assim, surgem movimentos messiânicos por toda parte e líderes religiosos que são capazes de enfrentar governos e impor suas condições. No Ceará, onde boa parte destes líderes nasceu (Antônio Conselheiro, Pe. Cícero e o beato Zé Lourenço) a situação é mais presente.
A forma como Gilmar de Carvalho e Dodora Guimarães organizaram a exposição de arte sacra intitulada “O Sagrado Coração do Ceará”, que será aberta amanhã, às 19h30min no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, é bem mais amplo do que isso. Tendo em vista que o Brasil e, por isso mesmo, o Ceará, é composto de um povo diversificado, Gilmar de Carvalho e Dodora Guimarães trataram, nesta exposição, da tradição católica portuguesa, a tradição indígena, africana e a tradição dos cultos e santos populares.



Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1216011
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1216011
Fonte: http://www.dragaodomar.org.br/programacao.php?pg=CDMAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário