Sobre o LEO

Criado em 2001, o Laboratório de Estudos da Oralidade (LEO), nas suas diversas frentes de trabalho, é um espaço acadêmico transdisciplinar que se propõe a examinar e aprofundar a reflexão sobre as transformações em curso na experiência contemporânea. Por meio de suas atividades culturais, o LEO incentiva - numa perspectiva dialógica, pós-colonial e queer - a etnografia e a coleta de memórias, narrativas, performances e registros audiovisuais.
     Agregando professores de universidades locais, nacionais e internacionais de diversas áreas como Antropologia, Sociologia, História, Literatura e Comunicação, o LEO é um espaço de convivência e intercâmbio de experiências entre alunos/as de graduação e pós-graduação, objetivando a formação de pesquisadores, divulgação de pesquisas, publicações e registros audiovisuais. Este banco de dados tem fornecido informações não apenas à comunidade acadêmica, mas à sociedade, subsidiando a formulação de políticas públicas, tanto no âmbito estatal, como das organizações não-governamentais.
     Originalmente vinculado à linha de pesquisa "Pensamento Social, Imaginário e Religião" do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceara, o LEO hoje agrega, graças ao trabalho de novos/as pesquisadores/as, outras linhas de pesquisa do programa, tais como "Diversidades Culturais, Estudos de Gênero e Processos Identitários" e "Cidade, Movimentos Sociais e Práticas Culturais".
     De maio de 2009 a 2012 o LEO desenvolveu  atividades voltadas para qualificação do Ensino da Sociologia na Educação Básica, por meio do Progama Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Entendendo que as Ciências Sociais em geral desempenham um lugar central para a construção de uma experiência reflexiva e cidadã, o Pibid da Sociologia vem cada vez mais investindo no trinômio ensino, pesquisa e extensão, oferecendo um espaço de convivialidade prenhe de ensinamentos e visibilidade para a experiência docente, tanto nas escolas em que atua (Liceu de Messejana e Liceu do Conjunto Ceará), quanto no meio acadêmico. 
     O  Laboratório conta com uma sala mobiliada, onde se encontra instalada uma biblioteca, com 800 (oitocentos volumes), abrangendo as áreas de Antropologia, Religiões Afro-Brasileiras, História, Literatura (com ênfase no Cordel), Comunicação (priorizando o comunitário e o alternativo) e Música (com destaque para aboios e cantorias). O LEO também atua  em processos de formação através de grupos de estudos, oficinas e cineclube; está informatizado para viabilizar reuniões, consultas e atendimento, nos horários agendados semestralmente.