quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Lançamento do livro "Jurema Sagrada: do Nordeste Brasileiro à Península Ibérica", de Ismael Pordeus Jr.

Matéria publicada no Diário do Nordeste sobre o lançamento do livro "Jurema Sagrada: do Nordeste Brasileiro à Península Ibérica", do antropólogo Ismael Pordeus Jr.

Organizado pelo antropólogo Ismael Pordeus Jr., livro apresenta a história, os mitos, poesia da Jurema

O antropólogo Ismael Pordeus Jr.: novo livro reúne textos para uma teologia da Jurema FOTO: TIAGO GASPAREngana-se quem fala da tradição como algo do passado, que sobrevive hoje. A tradição está sempre em movimento, em permanente transformação, reconfigurando-se a partir de sua interação com os contextos sociais da qual faz parte.

Mesmo a religião, com suas regras, cânones e ritos, se redesenha. Esta é, aliás, a prova de que está viva. É nesta perspectiva que devem ser lidos os trabalhos do antropólogo Ismael Pordeus Jr.. Estudioso das religiões, Ismael Pordeus se dedica, atualmente, a pesquisas em torno da presença de credos como a umbanda, o candomblé e a jurema na península Ibérica.

Como todo viajante, as religiões também são transformadas por este movimento, por esta travessia transatlântica. As marcas desta recriação podem ser vistas, por exemplo, no livro "Jurema Sagrada: Do Nordeste Brasileiro à Península Ibérica". Escrito pelo juremeiro Arnaldo Beltrão Burgos, o Obá Tòwgún, o livro foi organizado pelo antropólogo, que lhe assina um elucidativo texto de apresentação. A jurema é uma devoção de forte ascendência indígenas, de raiz nordestina, como aproximações dos credos da Umbanda e do Candomblé.

Os estudos sobre a jurema no Brasil são relativamente numerosos. Contudo, o livro da parceria Pordeus/Burgos registra outra manifestação da mesma religião. É a jurema de matriz lusoafrobrasileira - definição esta que cabe a uma série de crenças que, nas últimas décadas, tem se movimentado pelos continentes africano, americano e europeu. Outro diferencial do livro é a presença dos escritos do próprio religioso.

"O culto da Jurema tem sido objeto de uma abordagem acadêmica no Brasil, não ocorrendo o mesmo em Portugal. Nesse sentido, penso ser importante me colocar como organizador desse trabalho escrito pelo Pai-de-Santo e Juremeiro, Arnaldo Burgos, sobre essa religião de matriz do Nordeste brasileiro, condutor das tradições indígenas na cultura tradicional, e de suas práticas religiosas", escreve Ismael Pordeus na introdução do trabalho.

Fonte (leia mais em):http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1182416

Nenhum comentário:

Postar um comentário